ÉVORA
Évora, a capital declarada Património Mundial em 1986, justifica na perfeição esta escolha: uma encantadora cidade rodeada de muralhas, com uma atmosfera única nas ruas zona velha da cidade, repleta de restaurantes, lojas de artesanato e monumentos históricos, tais como o templo Romano, o Convento de Lóios do século XV (actualmente convertido numa luxuosa pousada) e a catedral construída em 1186, juntamente com casas que exibem arcadas brancas e resplandecentes e varandas de ferro forjado. Apesar do seu interesse histórico, o facto de ser uma cidade universitária traz-lhe uma nova vida.
Locais a Visitar
Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo)
Núcleo Museológico do Convento de S. Domingos (Montemor-o-Novo)
Menir da Courela da Casa Nova/Menir da Courela do Guita (Montemor-o-Novo)
Porta da Vila (Reguengos de Monsaraz)
Antas do Olival da Pega (Reguengos de Monsaraz)
Menir da Rocha dos Namorados (Reguengos de Monsaraz)
BEJA
Em Beja, a história vai até aos tempos Romanos, quando se tornou uma capital regional sob o domínio de Júlio César. A arquitectura dos Mouros é visível nas casas e calçadas da zona velha da cidade e um castelo do século XIII transporta-nos à luta que os portugueses levaram a cabo para manter os Mouros longe.
Outro castelo, também de origem Moura e mais tarde reconstruído pelo rei Dinis, no século XIII, pode ser visto em Serpa. Mas a atracção principal desta calma cidade agrícola, também conhecida pelo seu queijo, é a Porta de Beja – paredes enormes com o cume coberto por um aqueduto, cuja porta é marcada por duas torres que guardam a entrada. Serpa situa-se perto da fronteira espanhola e já foi disputada pelos Mouros e pelos Espanhóis, razão pela qual reúne tantas torres de vigia e fortalezas ao longo das montanhas.
Mértola é outro local a visitar: esta pequena cidade é uma espécie de museu, exibindo descobertas de diferentes eras em diferentes áreas, desde as Fenícias, às Romanas e até às Mouras.
Mesas do Castelinho (Almodôvar)Igreja Matriz de Castro Verde (Castro Verde)
Locais a Visitar
Capela do Calvário ou de Santa Maria Madalena ou igreja das pedras (Ferreira do Alentejo)
Castelo de Beja (Beja)
Villa Romana de Pisões (Beja)
PORTALEGRE
Portalegre situa-se numa das encostas da Serra de São Mamede, uma cordilheira montanhosa, com uma grande variedade em flora e fauna, parcialmente designada parque natural. Águias, veados e javalis, por exemplo, vivem entre bosques de castanheiros e carvalhos, enquanto grandes pedras deixam a indicação de que esta zona não era habitada nos tempos pré-históricos.
A origem de Portalegre é Romana, apesar de a cidade estar repleta de encantadoras mansões Renascentistas e Barrocas.
Castelo de Vide, situada noutra encosta da Serra de São Mamede, é conhecida, desde o tempo dos Romanos, pelas suas águas com propriedades curativas e pelo castelo, danificado por uma explosão em 1705 e reconstruído em 1310, que lhe deu nome.
Do castelo em Marvão, espectacularmente situado num píncaro virado para a Serra de São Mamede e para Espanha, podem-se contemplar esplêndidas vistas sobre as férteis planícies. Esta pequena e tranquila cidade medieval é completamente rodeada por muralhas e as suas casas caiadas fundem-se com o granito das montanhas.
Perto do Crato, cujo castelo se mantém em ruínas, o mosteiro e igreja Flor da Rosa, construído em 1356, foi transformado numa pousada.
Existem ainda outras cidades que merecem ser visitadas, tais como Alter do Chão, que tem um castelo com cinco torres e um portal Gótico espantosos, e Campo Maior, com a sua algo mórbida Capela dos Ossos, datada de 1766 e completamente coberta de ossos.
Elvas, apenas a alguns quilómetros da fronteira espanhola, é uma cidade movimentada devido às suas redondezas, que deslumbra com o seu castelo Mouro-Romano e com o seu imponente aqueduto do século XVI, que circunda a zona velha da cidade.
Locais a Visitar
Villa Romana de Torre de Palma (Monforte)
Castelo (Nisa)
Centro Histórico de Nisa (Nisa)
Anta de S. Gens (Nisa)
Casa Antiga (Rio Maior)
Muralhas seiscentistas (Elvas)
Ponte da Ajuda (Elvas)
Barragem do Caia (Elvas)