Número total de visualizações de páginas

11 de março de 2011

DESTINO: PORTUGAL


De acordo com a Organização Mundial do Turismo, segundo dados de 2006, Portugal é um dos 20 maiores destinos do mundo. Em 2006, quase 12 milhões de turistas visitaram Portugal

Portugal é um dos primeiros países da Europa e amplamente reconhecido pelo sol, praias, gastronomia e herança cultural e patrimonial.

Se precisa de relaxar procure as pequenas vilas, espalhadas um pouco por todo o continente português, dentro de antigas muralhas ou no meio da natureza ainda selvagem.

Se preferir ficar bronzeado, não pode deixar de experimentar as longas e belas praias do Algarve, rodeadas por imponentes falésias e com águas cristalinas. Esta é a região de Portugal que melhor tempo tem ao longo de todo o ano, sendo conhecida pelo seu clima ameno e solarengo.

Portugal é um país com uma excelente tradição histórica e cultural, excelentes hotéis e resorts e constitui um destino de férias para toda a família!


Procure o romance, encontre cultura, viva a aventura ou recupere a tranquilidade.
Portugal é o seu destino!

VIDEOS


AÇORES



MADEIRA



ALGARVE



ALENTEJO



PRAIAS NA COSTA VICENTINA ( ALENTEJO)



LISBOA



COIMBRA



PORTO


 TURISMO DE HABITAÇÃO / RURAL


ALDEIAS DE PORTUGAL

10 de março de 2011

MADEIRA



             Madeira - Funchal



Funchal é a capital e principal centro turístico da ilha da Madeira.O seu nome deriva da palavra “funcho”, depois dos mercadores de açúcar italianos terem reparado que esta planta crescia em abundância nas encostas da baía.

A Madeira tornou-se um dos pontos estratégicos mais importantes de Portugal durante as Descobertas e acabou por se desenvolver graças às trocas comerciais do açúcar e da banana, e com a exportação de vinho da Madeira para a Inglaterra, no século XVII.

Actualmente, a Madeira possui mais de 240 000 habitantes e vive essencialmente da indústria do turismo, que oferece um número recorde de hotéis de luxo na baía. A ilha goza de um clima ameno durante todo o ano, com temperaturas médias entre os 19 e os 25°C. O que é realmente especial e único na Madeira é a forma como esta oferece paisagens tão variadas e distintas umas das outras.

Um passeio pela Madeira irá mostrar-lhe a beleza de imponentes falésias com vistas arrebatadoras, colinas ondulantes cobertas de vegetação luxuriante, plantações de bananas e vinhas suspensas no cimo das colinas, bem como aldeias magnificamente preservadas que pontuam toda a ilha. As casas e igrejas tipicamente portuguesas, com paredes caiadas e telhados baixos, proporcionam um passeio inesquecível.

O Funchal é especialmente atractivo na época do Natal e Ano Novo, quando toda a baía se ilumina com aquele que é considerado o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo. O movimentado porto recebe com frequência grandes embarcações vindas de todo o mundo, hasteando orgulhosamente as suas bandeiras. A ilha também conserva as suas tradições, ao mesmo tempo que oferece um estilo de vida vibrante e moderno..

 

LOCAIS A VISITAR

Avenida Arriaga
Convento de Santa Clara
Fortaleza de São Lourenço
Reid’s Palace Hotel
Mercado dos Lavradores
Jardins Blandy’s e Palheiro
Jardins Botânicos da Quinta do Bom Sucesso




 

MADEIRA- Ilha de Porto Santo



Famosa pelos seus 9 km de areal dourado, a ilha de Porto Santo, situada a 37 km a noroeste da Madeira, tornou-se um popular destino para os amantes do golfe. O campo de golfe concebido pelo lendário Seve Ballesteros é uma das principais atracções desta ilha que tem muito por descobrir.

Actualmente, a ilha tem vindo a desenvolver-se na área do eco-turismo, tornando-se um pólo de atracção para caminhantes, ciclistas e praticantes de equitação. Os amantes dos desportos aquáticos também podem praticar mergulho, windsurf, esqui aquático e pesca.

A capital, Vila Baleira, foi onde Cristóvão Colombo viveu antes da sua expedição às Américas, pelo que terá sido em Porto Santo que planeou a viagem que iria mudar o mundo. Existe uma pequena casa, aberta aos visitantes, onde o descobridor terá vivido e onde se pode ver uma colecção de mapas e outros instrumentos de navegação da época.

Esta pequena ilha vulcânica possui incríveis formações terrestres, que se impõem até aos céus, conhecidos por “Picos”. Destes picos poderá desfrutar de fabulosas vistas panorâmicas da ilha e dos seus espaços naturais. Para visitar a ilha, poderá apanhar o ferry no Funchal, que demora cerca de 2 horas e 45 minutos. Também poderá optar por uma viagem de avião, já que se realizam voos diários com a duração de cerca de 15 minutos.       

 

LOCAIS A VISITAR

Vila Baleira

Museus:
Casa de Cristóvão Colombo

Arquitectura religiosa:
Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Natureza:
Pico do Castelo
Fonte da Areia
Pico das Flores


AÇORES

AÇORES

 

São Miguel - Ponta Delgada



São Miguel é a principal ilha do arquipélago dos Açores, e Ponta Delgada é a sua bonita capital. A imensidão verdejante das suas florestas e pastos: as hortênsias juntam cor ao cenário e as vacas a pastar nos campos criam uma imagem digna de um postal.

Ponta Delgada é a maior cidade dos Açores e também a mais visitada. As casas e edifícios caiados e as igrejas e conventos dos séculos XVII–XVIII decoram os seus montes ondulantes. O centro da cidade é composto por ruas calcetadas e pequenas pracetas, onde existe também uma grande praça ideal para um passeio ao final da tarde.

Visite a ilha de São Miguel e Ponta Delgada – um destino inesquecível nos Açores!


Locais a Visitar


Arquitectura religiosa

Igreja de São Sebastião
Igreja do Colégio dos Jesuítas

Museus

Museu Carlos Machado

Locais históricos


Praça 5 de Outubro
Jardim António Borges

Natureza

Lagoa das Sete Cidades
Vale das Furnas
Lagoa do Fogo




Ilha Terceira - Angra do Heroísmo



Esta capital histórica da Ilha Terceira é considerada Património Mundial pela UNESCO, sendo uma das três capitais regionais dos Açores, juntamente com a Horta e Ponta Delgada.

Esta ilha portuária e antigo forte do século XVI foram de importância estratégica para mercadores e comerciantes portugueses e espanhóis, ao longo dos séculos, que usavam o porto abrigado da ilha como ponto de paragem entre África, Europa e as Índias Ocidentais e Américas.

O explorador Vasco da Gama enterrou, aqui, o seu irmão, em 1499, após a sua longa viagem até à Índia. No século XVII, o porto recebeu galeões espanhóis carregados de tesouros do Novo Mundo. 


Locais a Visitar

Monte Brasil
Castelo de São João Baptista
Alto da Memória
Museu de Angra do Heroísmo
Furna do enxofre e géisers
Museu do Vinho


Ilha do Faial - Horta



A capital da ilha açoriana do Faial, o Porto da Horta, serviu como um importante ponto de paragem para galeões e caravelas nos séculos XVI, XVII e XVIII, servindo hoje como uma marina luxuosa para iates.

A ilha foi colonizada no século XVI por agricultores flamengos, sobressaindo, actualmente, devido aos seus campos verdejantes e férteis e pela abundância de hortenses durante os meses de Junho e Julho, que cobrem a ilha num mar de flores de cores delicadas. O nome destas flores é proveniente da própria cidade.

Actualmente, é mais comum observar-se um imenso número de iates transatlânticos no porto cosmopolita provenientes das Caraíbas para o Mediterrâneo.

Uma das melhores e mais gratificantes experiências que se pode ter nos Açores é a vigia de baleias nos meses de verão, quando ilhas como o Faial e Pico atraem uma abundância destes mamíferos marinhos, incluindo cachalotes, baleias-piloto, diversas espécies de golfinhos e tartarugas marinhas gigantes. São organizadas excursões pelo Espaço Talassa através dos seus escritórios, junto do Peter Café.

 

 Locais a Visitar

 

Museu da Horta
Museu Scrimshaw e Peter Café Sport
Colégio Jesuíta
Igreja São Salvador
Vigia de baleias
Caldeira do Cabeço Gordo
Vulcão dos Capelinhos

9 de março de 2011

ALGARVE

 

FARO


Faro é a capital do Algarve. Destino balnear de eleição, esta cidade cosmopolita estende-se por uma das maravilhas naturais da região – o Parque Natural da Ria Formosa, uma área com mais de 60 km, formada por lagoas, dunas e praias magníficas. Há muitas praias na zona de Faro, desde a Ilha de Faro com os seus bares, restaurantes e comodidades de luxo, à reclusão das dunas desabitadas da ilha da Barreta, que se estendem entre o mar e uma das lagoas do estuário.

Os esquis aquáticos, as velas de windsurf e as embarcações de recreio são uma presença frequente nas lagoas. Há passeios de barco panorâmicos nos canais que serpenteiam pelos sapais e pelas línguas de areia desta região única. Os sapais são território de acasalamento de aves migratórias, por isso poderá observar bandos de flamingos e muitas outras espécies. Durante os meses de Verão, os barcos também proporcionam acesso à tranquila praia da ilha da Barreta.

As ruelas estreitas albergam muitas lojas de artesanato local e será difícil resistir aos doces de amêndoa da região – os Dom Rodrigos – presentes em qualquer pastelaria da cidade. Os restaurantes de peixe tradicionais oferecem especialidades de marisco que, muitas vezes, está acabadinho de chegar do estuário. Também poderá provar cozinha internacional um pouco por toda a cidade, tendo o centro comercial Fórum Algarve uma praça de alimentação variada.

Os praticantes de golfe sentir-se-ão em casa, com inúmeros campos de golfe nas imediações, como os campos Pinheiros Altos, Quinta do Lago Sul, Quinta do Lago Norte, Laranjal, Royal e Ocean.


Locais a visitar


Monumentos religiosos

Sé Catedral
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Ermida de Santo António do Alto
Igreja de São Pedro
Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Museus


Museu Municipal de Faro, instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção
Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão
Museu Regional do Algarve
Ruínas romanas de Milreu

  

SAGRES


Sagres exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. A força da natureza é tão forte na ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental que os visitantes logo percebem porque os antigos colonos a apelidaram de “sagrada”, porque foi o ponto de partida dos exploradores portugueses no século XV rumo ao desconhecido e como conseguiu manter a sua fascinante beleza natural.

A paisagem selvagem e acidentada de Sagres e a força e atracção do mar continuam a encantar os visitantes. As bonitas falésias e as longas extensões de areia da costa a norte do Cabo de S. Vicente tornaram-na um local de eleição entre os surfistas, os praticantes de parapente e os amantes dos ambientes naturais selvagens e inóspitos.
Sagres é uma animada vila piscatória com um pitoresco porto na Ponta de Baleeira, que se torna muito animado ao final do dia, quando os pescadores regressam da faina. O peixe é o ingrediente principal de muitos pratos e a variedade é fabulosa, desde percebes a chocos e moreia frita, servido de várias formas deliciosas.

Os meses de Verão trazem muita animação aos bares de Sagres, à medida que os surfistas rumam às praias e participam no festival anual de surf que aí se realiza. A Praia da Mareta, a mais próxima de Sagres, encontra-se a curta distância a pé a sul da vila.

 

Locais a visitar



Locais históricos na Ponta de Sagres:

Fortaleza de Sagres
Rosa dos Ventos
Igreja de Nossa Senhora da Graça

Locais históricos no Cabo de São Vicente:

Fortaleza
Farol do Cabo São Vicente

Locais arqueológicos da região de Sagres:

Monumentos megalíticos
Ruínas romanas


 

PORTIMÃO


Portimão é um dos destinos balneares mais famosos do Algarve, que oferece praias fabulosas e muita animação.

Os amantes do sol e mar podem optar entre praias mais extensas, como a famosa Praia da Rocha, ou qualquer outra mais pequena e abrigada como a Prainha. Muitas das praias de Portimão são enquadradas por falésias douradas, com incríveis afloramentos rochosos que deliciam os mergulhadores. Na Praia do Alvor, a praia mais a oeste da zona de Portimão, não existem falésias nem rochas e, no seu lugar, encontrará dunas de areia branca que separam o oceano das lagoas e pântanos do estuário do Alvor.
A zona é especialmente movimentada em Agosto, quando as multidões se juntam para celebrar o popular Festival da Sardinha. Os barcos que oferecem passeios pelo rio Arade também partem desta zona, dando aos visitantes uma oportunidade para admirar a paisagem do interior.

A animada vida nocturna de Portimão é bem distinta da tranquilidade e pacatez sentida noutros tempos. A marina é o símbolo máximo da modernidade da cidade e tornou-se um local de eleição no Verão.
A Praia da Rocha é a zona mais animada para entretenimento nocturno – os seus inúmeros bares e clubes oferecem festas até de madrugada e o seu casino atrai visitantes de todos os pontos do país. No Verão, quando muitas discotecas acolhem DJs internacionais, a Praia da Rocha torna-se um dos locais de animação nocturna mais exclusivos do Algarve.

Os praticantes do golfe dispõem de vários campos nas redondezas, incluindo os campos dos Álamos, Morgado, Alto Golf, Penina e Silves Golf.


Locais a visitar


Arquitectura religiosa e cultural


Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Colégio dos Jesuítas
Fortaleza de Santa Catarina
Museu Municipal Manuel Teixeira Gomes

8 de março de 2011

ALENTEJO

ÉVORA

Évora, a capital declarada Património Mundial em 1986, justifica na perfeição esta escolha: uma encantadora cidade rodeada de muralhas, com uma atmosfera única nas ruas zona velha da cidade, repleta de restaurantes, lojas de artesanato e monumentos históricos, tais como o templo Romano, o Convento de Lóios do século XV (actualmente convertido numa luxuosa pousada) e a catedral construída em 1186, juntamente com casas que exibem arcadas brancas e resplandecentes e varandas de ferro forjado. Apesar do seu interesse histórico, o facto de ser uma cidade universitária traz-lhe uma nova vida.


Locais a Visitar

Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo)
Núcleo Museológico do Convento de S. Domingos (Montemor-o-Novo)
Menir da Courela da Casa Nova/Menir da Courela do Guita (Montemor-o-Novo)
Porta da Vila (Reguengos de Monsaraz)
Antas do Olival da Pega (Reguengos de Monsaraz)
Menir da Rocha dos Namorados (Reguengos de Monsaraz)



BEJA


Em Beja, a história vai até aos tempos Romanos, quando se tornou uma capital regional sob o domínio de Júlio César. A arquitectura dos Mouros é visível nas casas e calçadas da zona velha da cidade e um castelo do século XIII transporta-nos à luta que os portugueses levaram a cabo para manter os Mouros longe.

Outro castelo, também de origem Moura e mais tarde reconstruído pelo rei Dinis, no século XIII, pode ser visto em Serpa. Mas a atracção principal desta calma cidade agrícola, também conhecida pelo seu queijo, é a Porta de Beja – paredes enormes com o cume coberto por um aqueduto, cuja porta é marcada por duas torres que guardam a entrada. Serpa situa-se perto da fronteira espanhola e já foi disputada pelos Mouros e pelos Espanhóis, razão pela qual reúne tantas torres de vigia e fortalezas ao longo das montanhas.

Mértola é outro local a visitar: esta pequena cidade é uma espécie de museu, exibindo descobertas de diferentes eras em diferentes áreas, desde as Fenícias, às Romanas e até às Mouras.
Mesas do Castelinho (Almodôvar)Igreja Matriz de Castro Verde (Castro Verde)



Locais a Visitar

Capela do Calvário ou de Santa Maria Madalena ou igreja das pedras (Ferreira do Alentejo)
Castelo de Beja (Beja)
Villa Romana de Pisões (Beja)




PORTALEGRE


Portalegre situa-se numa das encostas da Serra de São Mamede, uma cordilheira montanhosa, com uma grande variedade em flora e fauna, parcialmente designada parque natural. Águias, veados e javalis, por exemplo, vivem entre bosques de castanheiros e carvalhos, enquanto grandes pedras deixam a indicação de que esta zona não era habitada nos tempos pré-históricos.
A origem de Portalegre é Romana, apesar de a cidade estar repleta de encantadoras mansões Renascentistas e Barrocas.


Castelo de Vide, situada noutra encosta da Serra de São Mamede, é conhecida, desde o tempo dos Romanos, pelas suas águas com propriedades curativas e pelo castelo, danificado por uma explosão em 1705 e reconstruído em 1310, que lhe deu nome.
Do castelo em Marvão, espectacularmente situado num píncaro virado para a Serra de São Mamede e para Espanha, podem-se contemplar esplêndidas vistas sobre as férteis planícies. Esta pequena e tranquila cidade medieval é completamente rodeada por muralhas e as suas casas caiadas fundem-se com o granito das montanhas.


Perto do Crato, cujo castelo se mantém em ruínas, o mosteiro e igreja Flor da Rosa, construído em 1356, foi transformado numa pousada.
Existem ainda outras cidades que merecem ser visitadas, tais como Alter do Chão, que tem um castelo com cinco torres e um portal Gótico espantosos, e Campo Maior, com a sua algo mórbida Capela dos Ossos, datada de 1766 e completamente coberta de ossos.


Elvas, apenas a alguns quilómetros da fronteira espanhola, é uma cidade movimentada devido às suas redondezas, que deslumbra com o seu castelo Mouro-Romano e com o seu imponente aqueduto do século XVI, que circunda a zona velha da cidade.

 

Locais a Visitar

Villa Romana de Torre de Palma (Monforte)
Castelo (Nisa)
Centro Histórico de Nisa (Nisa)
Anta de S. Gens (Nisa)
Casa Antiga (Rio Maior)
Muralhas seiscentistas (Elvas)
Ponte da Ajuda (Elvas)
Barragem do Caia (Elvas)

7 de março de 2011

LOCAIS A VISITAR

Portugal continua a oferecer muitas surpresas por descobrir. Porque não partir à aventura nos recantos menos explorados do país? Esperam por si momentos inesquecíveis!

Portugal pode ser dividido em sete principais regiões:

Uma visita ao Norte de Portugal é uma viagem no tempo que o transportará até aos primórdios da nação. Esta região com antigas citânias celtas, castelos medievais e imponentes monumentos preserva um rico manancial de histórias e lendas. Nas verdejantes encostas da região produzem-se alguns dos mais famosos vinhos do país, e não há vila que não possua a sua especialidade gastronómica. Na cidade do Porto, esta combinação de encanto histórico e novas tendências cosmopolitas é verdadeiramente deslumbrante.



Centro de Portugal

O Centro é uma região de grandes contrastes. O interior é dominado pela Serra da Estrela, com os picos mais elevados do país, enquanto o litoral está repleto de bonitas cidades e vilas costeiras. Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa e Fátima um dos maiores centros mundiais de peregrinação cristã. Os passeios por esta região permitir-lhe-ão descobrir desde ancestrais vales glaciários a esplêndidas rotas vinícolas, verdejantes florestas e pinhais, soberbas praias ou até provar o mais genuíno queijo da serra – um dos mais famosos de Portugal.

Celebrada por pintores e poetas, a luminosidade única de Lisboa realça a beleza do estuário do Tejo e a imponência das suas praças e monumentos, mas também o carácter  castiço dos seus antigos bairros e vielas. O passado e o presente coexistem de forma harmoniosa nesta cidade que tem um ritmo muito próprio e cujo encanto deve ser apreciado com pormenor. A poucos quilómetros, Cascais exibe o requinte de uma sofisticada estância costeira, e, um pouco para o interior, Sintra e a sua lendária serra irão encantar os apreciadores de cenários românticos.

As intermináveis planícies revestidas de campos de girassóis, sobreirais e olivais, o litoral repleto de praias imaculadas e as pequenas vilas adormecidas no tempo conferem ao Alentejo um fascínio muito especial. As suas cidades encerram velhas memórias romanas e mouriscas, e as aldeias alcandoradas nas encostas junto ao mar oferecem soberbas panorâmicas sobre a foz de pequenos rios. A deliciosa gastronomia alentejana atesta a inventividade do seu povo, e os inebriantes vinhos encarnam o carácter caloroso da região.

Algarve

O clima soberbo, as inúmeras praias, as animadas estâncias balneares, os antigos monumentos e os campos de golfe uniram-se para fazer do Algarve a mais famosa região turística de Portugal. Terra de extraordinária beleza natural, preserva zonas húmidas que servem de escala a milhares de aves migratórias, e, no interior montanhoso, entre as pitorescas cidades históricas e tranquilas explorações agrícolas, a floração das amendoeiras oferece um momento de especial magia.

*****************************************************************************************************


 

A Pérola do Atlântico deve grande parte da sua fama às esplêndidas paisagens revestidas de vegetação subtropical, ao maravilhoso clima e às águas tépidas e convidativas. O encantamento do mar preenche o coração dos madeirenses e contagia os visitantes, que se deixam tomar pelas oportunidades de requintado prazer que oferecem as costas da ilha. A hospitalidade que vai encontrar na Madeira irá sem dúvida deixar-lhe a nostalgia de um regresso!

Os Açores são uma região de paisagens selvagens e intocadas, onde a tranquilidade caracteriza um modo de vida dedicado à terra e ao mar. Uma viagem aos Açores é sempre uma aventura de descoberta. Nestas ilhas espera por si uma terra de misteriosas crateras vulcânicas, lagos encantadores e fascinantes paisagens, e as suas águas límpidas atraem baleias, golfinhos e marinheiros de todos os cantos do mundo.

Lisboa: CAPITAL

Lisboa

Lisboa, a cidade mais procurada de Portugal, concentra cenários mais do que suficientes, dentro e nos arredores da capital, capazes de a tornar num dos destinos turísticos favoritos. Em pouco mais que uma curta viagem, pode encontrar praias de areia e cidades piscatórias, como Sesimbra, a densa vegetação de Sintra, com os seus palácios reais e vistas sobre os montes e colinas de cortar a respiração, ou apenas desfrutar de viagens de barco ao longo dos estuários dos rios Tejo ou Sado.

Entre as cosmopolitas estâncias de férias do Estoril e de Cascais e a costa selvagem que rodeia o Cabo Espichel, e desde o magnífico Palácio de Queluz do século XVIII até ao calmo e deslumbrante Parque Nacional da Arrábida, as hipóteses de escolha são variadíssimas.

Só Lisboa merece uns dias de visita: a Torre de Belém, para nos lembrar do tempo das descobertas, o magnífico Mosteiro dos Jerónimos, do século XVI e as ruas semelhantes a um labirinto dos quarteirões de Alfama e do Bairro Alto, juntamente com as vistas panorâmicas sobre o rio, um animado calendário cultural e os mais modernos e distintos centros comerciais fazem dela uma cidade europeia única.



Locais a Visitar


Parque das Nações – Jardins Garcia de Orta (Lisboa)
Miradouro do Castelo de S. Jorge (Lisboa)
Museu Nacional dos Coches (Lisboa)
Parque Eduardo VII (Lisboa)
Miradouro de S. Pedro de Alcântara (Lisboa)
Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)
Torre de Belém (Lisboa)
Basílica da Estrela (Lisboa)
Moinho da Apelação (Loures)
Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Loures)
Castelo dos Mouros (Sintra)
Palácio Nacional de Sintra (Sintra)
Cabo da Roca (Sintra)
Palácio Nacional da Pena (Sintra)
Praça do Comércio (Lisboa)

Zona Centro: COIMBRA

Coimbra

Envolvo em história e desde há muito considerado o centro cultural e intelectual de Portugal, o distrito de Coimbra é um destino intemporal que inspirou a obra de poetas e escritores aclamados, uma longa tradição de serenadas de Fado cheias de sentimento e um legado singular de alegres rituais académicos.

Coimbra estende-se ao longo do encantador rio Mondego (o maior rio nacional) e está situada entre os distritos de Aveiro e Viseu.

Descrita como a cidade com mais história da região, Coimbra acolhe alguns dos costumes e monumentos mais venerados do distrito. Vários anos após a ocupação romana e domínio medieval, os vestígios dos primeiros anos de Coimbra estão espalhados por todo o distrito e podem ser contemplados na cidade costeira da Figueira da Foz, no imponente castelo do século IX de Montemor-o-Velho e nas antigas ruínas de Conímbriga.

No ponto mais elevado da cidade, encontrará a prestigiada Universidade de Coimbra e a sua majestosa biblioteca do século XVIII, bem como o encantador Jardim Botânico. Nesta localização privilegiada situam-se ainda a Sé Nova, do século XVI, e o famoso Museu Nacional de Machado de Castro.

O Quebra Costas – uma longa escadaria que conduz desde a Alta de Coimbra ao centro histórico, na Baixa – tornou-se por si só numa atracção turística. Aí encontrará ruas animadas, repletas de restaurantes típicos e bares, lojas de todo o género e muitos cafés. A Sé Velha, a Câmara Municipal e a Igreja de Santa Cruz são algumas das principais atracções da zona e merecem uma visita.

Todos os anos, Coimbra atrai visitantes aos seus animados festejos académicos, onde milhares de estudantes entusiastas desfilam orgulhosamente com as suas capas negras pelas ruas da cidade, entoando canções populares e enchendo as ruas com o som das guitarras que acompanham os fados. Uma das tradições mais importantes é a Queima das Fitas, uma cerimónia da conclusão da licenciatura que ocorre em Maio, quando os estudantes queimam as fitas para simbolizar o final dos seus dias de estudante.

Outro local digno de uma visita é o famoso Portugal dos Pequenitos, situado na margem sul do rio. Trata-se de um espaço maravilhoso, onde visitantes de todas as idades podem explorar as réplicas de aldeias tipicamente portuguesas, monumentos nacionais e edifícios em miniatura. Não deixe de visitar as intrigantes ruínas do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, nas proximidades.


Locais a visitar:


Arquitectura religiosa
- Igreja de Santa Cruz
- Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


Natureza
- Mata Nacional do Choupal
- Quinta das Lágrimas


Locais históricos
- Universidade de Coimbra
- Conímbriga

Zona Norte: CIDADE DO PORTO

Porto

O Porto é uma cidade encantadora, situada nas encostas do rio Douro já próximo da sua foz. Classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos, como a imponente Sé ou a Torre dos Clérigos, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e possui vistas soberbas sobre as mundialmente célebres Caves do Vinho do Porto, na margem oposta do rio, em Vila Nova de Gaia. Embora amplamente industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atracções antigas e contemporâneas.

O distrito do Porto é um dinâmico centro de comércio e indústria, repleto de bonitas vilas e cidades prósperas. Ao longo da costa, poderá fazer uma pausa na cidade balnear de Espinho, degustar saboroso peixe em Matosinhos ou passar uns momentos de descontracção no Casino da Póvoa. Para o interior, destaca-se a bela cidade de Amarante, conhecida pela deliciosa pastelaria, onde pode fazer um passeio junto às margens do rio Tâmega entre belos solares do século XVII.

Locais a Visitar

Caves do Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)

Sé Catedral (Porto)

Torre dos Clérigos (Porto)


Casa da Música (Porto)

Palácio da Bolsa (Porto)

Museu de Serralves (Porto)

Antiga Cadeia da Relação (Porto)

Edifício do Instituto do Vinhos do Douro e Porto (Porto)

Jardim de São Lázaro (Porto)

Jardim do Passeio Alegre (Porto)

Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira)

Termas de São Vicente (Penafiel)

Casa do Arco, ou Casa dos Cinco Moinhos (Maia)

Museu Municipal Abade Pedrosa (Santo Tirso)

4 de março de 2011

TURISMO EM PORTUGAL

SÃO MUITOS OS LOCAIS DE TURISMO JÁ CONHECIDOS EM PORTUGAL,.
MAS AINDA HÁ MUITOS POR DESCOBRIR...